domingo, 4 de janeiro de 2015

Hérnia umbilical canina


As hérnias são um ponto fraco ou uma abertura dentro de uma massa muscular que permite que órgãos internos passem, podendo ser genética ou adquirida.

A hérnia umbilical ocorre através do umbigo com a protusão de conteúdo abdominal. Algumas vezes é causada pela própria mãe, quando a cadela tem seus filhotes, no nascimento, a mãe tende a cortar o cordão umbilical do filhote com os dentes, elas vão cortando e puxando, com essa tração que faz com que o filhote apresente hérnia umbilical.

Alguns machos que são criptorquidas (condição na qual um dos testículos não desce ao escroto ficando retido na cavidade abdominal ou subcutâneo inguinal) apresentando com isso também a hérnia umbilical.

No caso de hérnia umbilical, geralmente não é necessário submeter o animal a uma cirurgia, a menos que este esteja sendo prejudicado.

Pode ocorrer estrangulamento de alguma víscera abdominal no interior da hérnia com isso o cão pode apresentar vômitos, dor abdominal, ausência de apetite e entre outros mal estares. Nessa hipótese as hérnias são reparadas cirurgicamente, colocando-se as estruturas de volta para sua posição correta e depois fechando a musculatura e pele com suturas.

Mas sempre é preciso fazer uma consulta com  Médico Veterinário para diagnosticar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentario! Continue visitando o meu blog