A celulite juvenil ou piodermite juvenil é uma doença causada pelo mau funcionamento do sistema imunológico. Felizmente ela não é muito comum. A pele, principalmente no focinho, fica infectada com feridas profundas que podem atingir os nódulos linfáticos do pescoço.
Os filhotes com menos de 12 semanas são os mais frequentes afetados, e algumas outras raças como: labrador, golden, retrievers, dachshunds, spaniels ingleses e springer spnaiels são os que correm maior risco, claro que outras raças também.
Um filhote que sofra de celulite juvenil tem febre, para de comer e fica letárgico (sonolento,apático,preguiçoso), essa doença ela desenvolve pústulas (peq.tumor inflamatório na pele) e edemas dolorosos nos lábios, nas pálpebras, no focinho e, frequentemente na região da virilha.Depois que a celulite juvenil atinge os nódulos linfáticos, surgem enormes nós inchados no pescoço, sob a região do maxilar.
Como tratar: Mergulhe uma toalhinha em água tão quente quanto você consiga suportar, torça-a e coloque sobre a região inchada na garganta do filhote. Isso atrairá a circulação sanguínea para o local, ajudando a limpar e a sarar a ferida mais rapidamente. Mantenha a compressa quente úmida sobre a região por cinco minutos, alternado com cinco minutos de descanso, até que esfrie. Molhe-a novamente e reaplique-a.
Faça isso duas a cinco vezes por dia..
As feridas no focinho e nos lábios normalmente se rompem, depois secam e desenvolvem uma casca. Limpe esses pontos uma vez por dia, ensopando-os primeiro com água morna. A umidade amolecerá as cascas, permitindo que você as retire suavemente, com uma toalhinha limpa molhada.
Só deixando a dica que o recomendado é procurar um médico veterinário