terça-feira, 9 de setembro de 2014

Porque escolhi ser Médica Veterinária






Ter, conviver e cuidar de animais é algo essencial em minha vida! Desde pequena sou apaixonada por isso.

 Acho fundamental a convivência com eles. Escolhi o curso de Medicina Veterinária porque é o que realmente gosto, também tenho um pouco de influência do meu pai que é veterinário. E como hoje é o dia dessa profissão linda, em especial, quero dizer alguns benefícios de conviver com animais:

1) Diminuição de risco cardíaco (além de manter o coração saudável, a caminhada com seu cão melhora a disposição)
2) Redução do estresse, fazer carinho em um animal melhora a disposição e reduz o estresse
3) Mais disposição, enquetes revelaram que quem convive com um animal tem mais disposição, e 82% das pessoas entrevistadas declararam que seu cão ou gato as faz sentir melhor quando estão tristes. Quando brincamos com os animais, os níveis de serotonina e dopamina aumentam
4) Fortalecimento do sistema imunológico, na infância, eles ajudam a diminuir o desenvolvimento de alergias e/ou asma. Para demonstrar isso, os pesquisadores acompanharam 397 crianças do nascimento até completarem um ano, registrando a frequência da convivência com animais.
Os resultados indicaram que as crianças que mantinham mais contato tinham um sistema imunológico mais forte e corriam menos riscos de sofrer de uma doença respiratória infecciosa.
Ter um animal pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

Segundo dados oficiais, mais de 62% dos lares nos Estados Unidos têm um animal de estimação. Desse total, cerca de 78 milhões são cães e 86 milhões são gatos. Os animais proporcionam companhia e afeto a pessoas e famílias, mas estudos recentes revelam que cuidar de um animal também traz benefícios para a saúde.
5) Apoio a diabéticos : Cães podem também podem beneficiar pessoas que sofrem de diabetes. Ocasionalmente, os diabéticos experimentam uma queda do nível de glicose no sangue, mas podem não detectá-la a tempo. No entanto, esses cães podem farejar o odor produzido por essa alteração química e avisar o dono.
Existem até organizações de treinamento de cães para essa finalidade, como a Dogs for Diabetics. Cães treinados podem detectar uma queda no nível de glicose e alertar pacientes diabéticos.
6) Aumento da expectativa de vida : Em geral, a ciência comprova que as pessoas que têm bichos vivem uma vida mais saudável, longa e feliz. Diversas pesquisas estudaram grupos de pacientes que receberam alta de uma unidade coronariana e tinham animais em casa: a taxa de sobrevivência foi maior no primeiro ano.
Para esses pacientes, a ideia de voltar para casa e contar com a companhia e afeto de seus bichos aumentava a sensação de bem-estar, que se traduzia em uma maior expectativa de vida.
7)Aumento da interação social e concentração : De acordo com outros estudos, animais podem ensinar e orientar as crianças que sofrem de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ao criar uma rotina de atividades diárias. Os donos precisam alimentar os animais, banhá-los e levá-los para passear; ocupar-se dessas tarefas pode ajudar as crianças com TDAH a relaxar e a incrementar a interação social, além de aumentar a autoestima.
Um estudo publicado no American Journal of Public Health revelou que a exposição ao ar livre – que ocorre nos passeios com animais de estimação – pode reduzir os sintomas do déficit de atenção nas crianças. Outro benefício consiste em adotar um animal abandonado. Em todo o mundo, instituições e abrigos fazem campanhas para encontrar um novo lar para cães e gatos. É uma forma maravilhosa de se sentir feliz.
Não tem nada melhor do que fazer o que ama!
Feliz dia do Médico Veterinário!!


Por Maria Eliza Tramontana - Estudante de Medicina Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentario! Continue visitando o meu blog