segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Animais em Extinção

Muito houve se falar que os animais estão entrando para a estatísticas de extinção só que pouco se faz para que essa realidade mude. 

O processo de extinção está relacionado ao desaparecimento de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema. A extinção as vezes podem ocorrer através evento natural: espécies surgem por meio de eventos como isolamento geográfico e ocasionado pelo ser humano. 

As causas para o desaparecimento dos animais, são muitas como tráfico de animais, desmatamento, as queimadas, a caça predatória, poluição, e outros.


O homem está destruindo e acabando com tudo de bom que há no mundo, as pessoas não estão mais se preocupando com os animais, com o ecossistema, um fato é o desmatamento ilegal da Amazônia, estima-se que se nenhuma providência for tomada daqui 40 anos não haverá mais floresta. E faço a pergunta: A mata desaparecendo para onde o animais irão? Consequentemente irão desaparecer junto com a floresta.

Havendo o desmatamento e até mesmo as queimadas os animais ficam sem seu habitat natural, muitos migram para as áreas urbanas, sendo alvos fáceis de traficantes e muitos acabam sendo mortos. Não consigo imaginar que existem pessoas que tenham a coragem de capturar os animais para venda, para benefícios próprios, mas infelizmente isso acontece praticamente todos os dias, muitos são os animais que são tirados de seu habitat, são capturados e até mortos, e muitos desses animais acabam entrando para o ranque de extinção.

O Brasil tem uma enorme biodiversidade, porém com a intervenção humana e com o desmatamento, tem aumento a extinção de algumas espécies. No Brasil segundo o Ibama, o número de espécies de animais que correm o risco de extinção são aproximadamente 650 (sendo que esse número pode variar), incluindo os animais terrestres e aquáticos; sem mencionar aqueles que já foram extintos, por exemplo: arara azul pequena, peixe-boi, onça pintada, garça e tartaruga marinha.

As pessoas precisam mudar.... Os animais são seres de vida como os humanos, precisam de respeito,liberdade para viver em seu habitat, liberdade a vida..
Com o aumento do desmatamento no futuro só poderemos ver algumas espécies em Museu de Animais ou até mesmo em Zoológicos... Essa realidade precisa mudar..
As autoridades públicas precisam olhar e fiscalizar com mais rigos a questão do desmatamento da Floresta Amazônica e não apenas olhar a Floresta como uma riqueza natural de onde possa usufruir da mesma como meio de lucro..
A Floresta Amazônica, os animais, as plantas, não percebem há um país, uma nação, um estado, uma região, e sim a cada ser humano, que deve cuidar e proteger... pois é da nossa Floresta que dependemos para sobreviver... caso contrário até nós seres humanos começaríamos a entrar em extinção....

Onça Pintada - Considerado o maior felino das Américas, esse animal vive na região do Pantanal e sofre com a caça dos fazendeiros que os matam para proteger seus rebanhos. Além disso, a pele da onça tem grande valor no mercado mundial.

Ariranha - Encontrada no Pantanal e na Amazônia, a ariranha, também conhecida como lobo do rio ou lontra gigante, vem sofrendo com a pesca predatória, caça ilegal e a poluição dos rios, principalmente, contaminação por mercúrio.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentario! Continue visitando o meu blog