terça-feira, 14 de outubro de 2014

Animais não são brinquedos

Algumas pessoas ainda insistem em pensar que os animais são brinquedos. Em várias épocas do ano, as pessoas costumam dar de presente um animal, épocas como Páscoa, Dia das Crianças, como também em outras datas comemorativas, só que tem um detalhe muito grande em dar um bichinho, as estatísticas mostrem que a maioria dos abandonos de animais são em consequência de um presente dado a uma criança.
Não quero dizer que não se pode presentear uma pessoa com um bichinho, mas que esse presente tem que ser com consciência pois os animais, crescem, comem, fazem suas necessidades, precisam de amor e cuidados, e muitas das vezes quando animal é apenas um filhote é lindo, é amado por todos, acham uma gracinha, mas quando o animal perde o seu espaço, aquele carinho e cuidado que era dado lá na infância não tem mais e com isso acabam sendo abandonados por seus donos. E isso não acontece somente com cães e gatos, acontecem também com aves (calopsitas,periquitos e entre outros) que passam parte da sua vida presos em gaiolas e quando soltos não sabem procurar alimentos e abrigos e são alvos fáceis de predadores, e com os cães e gatos também não é diferentes, muitos animais que são abandonados não sabem viver na rua, muitos não chegam a completar 1 dia na rua que já são mortos, alguns também morrem de fome e sede.
É triste essa realidade de abandonos de animais. 
Antes de querer presentear uma criança ou até mesmo um adulto com um bichinho, pergunte a pessoa se ela terá condições suficientes de cuidar do animal, não podemos ajudar a contribuir com o aumento das estatísticas de abandonos de animais, não age pelo impulso de presentear, pense a longo prazo.
As pessoas ainda entendem que os animais são coisas, não tem alma, não sentem frio,dor,medo,fome, amor, para elas são como mercadorias e até mesmo como fonte de renda. As pessoas não conhecem a quantidade de animais que estão sofrendo abandonados nas ruas, especialmente cães e gatos, correndo riscos de vida, de serem atropelados, morrerem de fome, ou até mesmo de maus tratos por seus donos, como também desconhecem a quantidade absurda de animais que aguardam no corredor da morte nos Centros de Controles de Zoonoses- CCZ das prefeituras, muitos desses animais originados de presentes.
Brinquedo somente o de pelúcia.... Os animais têm vida e precisam ser respeitados e terem o direito de viver... Pois infelizmente eles não tem o direito da escolha de seus donos, nós que escolhemos por eles. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo comentario! Continue visitando o meu blog