sábado, 20 de dezembro de 2014

Golfinhos

Os golfinhos são mamíferos aquáticos considerados os mais inteligentes, eles vivem praticamente em todos os mares do planeta.

Eles possuem apenas uma narina no alto do crânio, é através dela que podem renovar 90% do volume de ar cada vez que inspiram "no homem a renovação é de 15%". Num único mergulho, os golfinhos são capazes de submergir por 20 minutos até 300 metros de profundidade.

Os dentes de um golfinho não são usados para mastigar a comida inteira e sim ajudam a agarrar a presa, alguns cientistas pensam que os dentes são espaçados de tal modo para ajudar o golfinho a analisar ondas de som quando saltam atrás de algum objeto.

A pele do golfinho é extremamente delicada e se fere com facilidade através de superfícies ásperas, podem se cortar com uma unha afiada.

Os golfinhos são caçadores, se alimentam de diversas espécies de peixes. Sendo que alguns golfinhos preferem lulas e outros comem moluscos e camarão.

Os golfinhos possuem uma habilidade incrível de se comunicarem, sendo que eles utilizam uma linguagem por assobios que é 10 vezes mais rápida que a fala dos humanos e 10 vezes mais alta em frequência.Outra particularidade dos golfinhos na comunicação é o sonar, que eles permitem determinar as reações internas de outros golfinhos, através do sonar um golfinho consegue perceber se existe alguém ferido ou não.

Os golfinhos são capazes de assobiar e ecoar ao mesmo tempo e pode ecoar diferentes objetos simultaneamente, por isso que os golfinhos são caçados para serem atração turísticas em parques devido a sua inteligência.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Corvos aves inteligentes

Os corvos são aves de uma inteligência incrível a quem diga que são comparados com a inteligência dos golfinhos.

São capazes de atirar pedras nas pessoas para evitar que cheguem perto dos seus ninhos, quando encontram uma carcaça de algum animal e não querem dividir com os outros corvos, eles se fingem de mortos do lado da carcaça, dando a entender que a carcaça não está boa, sendo assim eles garantem a carcaça toda para eles... "Muito esperto não??""

Ainda quando eles percebem que estão sendo observados por outro corvo, eles escondem seu alimento e enganam seu colega, fazendo de conta que guardou a comida em um lugar, quando na verdade o local é outro, só que como todos os corvos são igualmente inteligentes, nem sempre essa tática funciona.

Um fato muito curioso dos corvos, eles tem a capacidade e habilidade de imitar sons de alguns animais como "raposa, urso" eles fazem isso quando encontram uma carcaça, eles imitam sons desses animais para atrair eles para perto, para que a carcaça seja aberta e com isso eles conseguem se alimentar da mesma.

A adaptação dos corvos para determinado habitat é incrível, eles vivem facilmente em montanhas nevadas, desertos, florestas, etc.

Sua alimentação inclui peixes, carnes, sementes, frutas, carniça e lixo. Tendo poucos predadores, eles chegam a viver 17 anos na natureza e até 40 anos em cativeiro.

Essas aves dotadas de tamanha inteligência é capaz de construir brinquedos usando galhos, pinhas, bolas de golf ou pedras para brincarem sozinhos ou em grupos.

Os corvos costumam escolher seus pares e viver com eles em território fixo por toda a vida.

Pesquisas indicam que o comportamento dos corvos na adolescência é estressante, pois ao analisar os níveis hormonais presentes no sangue de jovens e adultos, foi possível notar maiores concentrações de hormônios ligados ao stress no organismo dos adolescentes.

Portanto precisamos parar de fazer associação que os corvos são criaturas das trevas, pelo contrário são aves inteligentes, que sua inteligência consegue até superar a inteligência humana.



terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Cães sentem amor de verdade

Os sinais do amor é aquela ansiedade de ser a pessoa, aquele frio na barriga antes do encontro, aquela saudade louca sem explicação e quando se encontram o mundo pode para.

Esses sinais é exatamente o que seu cão sente por você: as alegrias e tristezas do amor verdadeiro.

Quando os cães sentem o cheiro e ouvem o andar do seu dono, o cérebro dos cães ativam uma área chamada núcleo caudado, associada à sensação de prazer.

Em uma pesquisa, pesquisadores americanos, apresentaram a 12 cães cinco cheiros distintos: o deles, o de um humano desconhecido e do dono, e o de cães conhecidos ou não. E o resultado era que os cães sempre reagiam intensamente com o cheiro do dono.
Segundo a pesquisa, de fato os cães sentem mesmo um carinho muito especial pelos donos, algo bem próximo ao amor romântico.

Portanto ame cada vez mais seu cão, pois nele você encontrará o verdadeiro significado do amor....



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

domingo, 30 de novembro de 2014

Cão labrador afetuoso com uma criança







Esse vídeo fez e tá fazendo sucesso na net.. não poderia deixar de postar..

Os animais são assim... são insistentes.... muitas das vezes eles conseguem algo que nós seres humanos não conseguimos.. Por isso são chamados de melhores amigos de nós seres humanos!!!

Amor de mãe não tem preço

GATO QUE ADORA TOMAR BANHO




Depois dizem que os gatos não gostam de água, esse gatinho prova que é ao contrário!!!!

Suricatos.... mamíferos incríveis!!!

Os suricatos vivem em grupos de 3 há 50 indivíduos, com um macho e uma fêmea dominante, sendo que a fêmea que "lidera" o grupo (sendo que os outros representantes de um grupo de suricatos seguem a fêmea dominante ao invés de seguirem o macho dominante ou seguem os dois igualmente).

A fêmea tem o papel importante de encontrar as melhores áreas de alimento, liderar o grupo contra ataques a outros grupos e gerar filhotes. No grupo a fêmea e o macho dominantes são os únicos com o direito de procriar. Se alguma fêmea (não sendo a dominante) ficar grávida (devido a casos amorosos com macho de outro grupo), será expulsa do grupo, devido representar uma ameaça para os filhotes da líder.

O papel principal do macho dominante é defender o território "cada grupo de suricatos tem o seu próprio território" e expulsar o máximo possível de machos errantes de outros grupos.

Os suricatos são exclusivamente diurnos, ao anoitecer dormem em tocas, de manhã começam a cavar mais a toca para ela ficar aberta e de fácil acesso. Depois de todos acordarem, eles saem em busca de alimentos, sempre com um "sentinela" por perto (sentinelas são aqueles que sobem em lugares estratégicos, para vigiar se não há predador por perto). Os suricatos procuram alimentos até o meio dia, quando descansam embaixo de uma alguma árvore e depois voltam a busca pelo alimento.

Quando algum grupo de suricatos encontra outro grupo, eles avaliam a situação, para saber se estão com a mesma quantidade de indivíduos caso estejam eles lutam, caso um grupo esteja em quantidade maior, o grupo que tem menos acaba deixando o território para o grupo com mais indivíduos.

Os suricatos são mamíferos incríveis, cada um tem um papel importante no grupo de proteger a si e há cada membro, vivem em família.. Proteção para eles é tudo...




terça-feira, 18 de novembro de 2014

Amor entre Cachorro e Cavalo




Depois dizem que os animais não conseguem ser amigos de outros animais de espécies diferentes...

Os animais conseguem viver e amar outras espécies.... muito diferente de nós seres humanos....

domingo, 16 de novembro de 2014

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Frutas para cães

Como nós seres humanos os animais também apreciam as frutas, mas é importante saber qual fruta faz bem e como dar para o seu bichano..

É importante acrescentar as frutas na dieta dos animais, mas sempre com moderação.. Excesso de vitaminas podem ser prejudicial.


Benefícios das frutas

Banana: pequena quantidade sem casca. Rica em potássio, fibras e vitaminas A, complexo B, C e E, auxiliam na função intestinal e é ótima fonte de energia.

Caqui: com casca ou sem casca, pequenas quantidades. Fortalece o sistema imune, diminui o risco de doenças degenerativas e previne tumores.

Laranja: sem casca e caroço, poucas quantidades. Fonte de vitamina C, possui antioxidantes, substâncias antialérgicas e anti-inflamatórias, além de auxiliar no controle da pressão arterial.
Só cuidado se o seu cão tem gastrite, não é recomendado dar laranjas.

Maçã: sem sementes, pode ser com casca e em pedacinhos. São ricas em probióticos, aumentam a imunidade e regulam a glicemia.

Manga: sem casca e sem caroço. Possui carotenoides que fortalecem o sistema imunológico,sais minerais, fibras de vitaminas A,B e C. Previne o envelhecimento precoce e diminui o risco de doenças degenerativas.

Melancia: sem sementes, quantidade moderada. Fonte de licopeno e vitaminas A,B6 e C. Ótima opção de fruta para o verão.

Melão: pequena quantidade, sem casca e semente. Boa fonte de vitaminas B6 e C. Contém cálcio, fósforo e ferro. Reduz o risco de câncer e previne danos celulares.

Morango: com pele e em quantidade moderada. Melhora a função cerebral.

Pêra: pequena quantidades, é fonte de potássio,sais minerais. Aumenta a imunidade e protege o intestino de doenças inflamatórias.

Kiwi: pequena quantidade e sem casca. Fortalece o ossos e tecidos, capaz de proteger contra o câncer, é rico em antioxidantes.









quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Cenoura e seus benefícios

É sempre bom dar petiscos naturais para os animais, um deles é a cenoura.

A cenoura é uma grande fonte de vitamina A contribuindo para o bom estado da vista, da pele e das mucosas dos animais.
Ajudando a ter pelo saudáveis.

Cenouras possuem muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, que ajudam no equilíbrio do organismos e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo.

As cenouras cruas e bem lavada, ajuda na limpeza dos dentes e desenvolve os músculos mastigadores.

Uma pesquisa revela que a cenouras dadas as cadelas prenhas ajudam no aumento de volume sanguíneo aumentando a produção do leite.

É importante saber que alguns cães podem ter prisão de ventre devido à cenoura, chegando apresentar hemorroidas causadas pela dificuldade na defecação.
Acontece de alguns cães terem alergia.

O excesso de vitamina também pode ser prejudicial.. Portanto não exagere.

Leva bem a cenoura e dê para o seu bichano... ele irá comer e brincar ao mesmo tempo.. Será algo novo e diferente para ele...



 


 


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Chocolate x Cães e Gatos

É muito comum ter em casa algum chocolate e até mesmo sobremesas que levam chocolate.

Muitas pessoas têm o hábito de comer doce "chocolate" após as refeições e dividir com os seus bichanos. Dar chocolate aos cães e gatos é prejudicial a saúde deles, entenda o porque.

O chocolate causa intoxicações severas em cães e gatos.

Porque um alimento tão delicioso pode prejudicar a vida dos animais?
O chocolate é um alimento produzido com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau, possuindo uma composição "ingredientes" que são metabolizados de forma diferenciada no organismo de humanos e animais. No chocolate também encontrados as metilxantinas e teobromina, elas que são responsáveis pela intoxicação nos cães.

Quanto mais escuro for o chocolate tipo o "chocolate amargo", mais teobromina possui, portanto o risco é intoxicação é severa. As metilxantinas tem a facilidade de atravessar as barreiras hematoencefálica e placentária, sendo absorvida rapidamente pelo trato gastrointestinal. Após caindo na corrente sanguínea, as substâncias alcançam diversas partes do organismo e quando no sistema nervoso central, competem com a adenosina.

As manifestações clínicas podem surgir dentro de 6 a 12 horas após a ingestão de chocolate, podendo persistir por até 3 dias.
Os sintomas são: diarreia, vômito, polidipsia, poliúria, excitação, tremores, taquicardia ou bradicardia, febre, respiração acelerada, convulsão e coma.

Em alguns casos, pode ocorrer hemorragia intestinal, dentro de 12 a 24 horas após a ingestão do chocolate. A dose tóxica varia de acordo com o porte físico do animal, a sensibilidade do animal à teobromina e também com o tipo de chocolate que é ingerido.
Animais com o peso de 2kg ingerindo uma barra de chocolate ao leite de 120g pode ser fatal.

Apenas 25g de chocolate pode envenenar um cão de 20kg

Não há um tratamento específico para a intoxicação por chocolate, sendo feito tratamento suporte.
Correto é levar o animal mais rápido possível ao veterinário para que o mesmo tome as medidas adequadas.

Na dúvida nunca, dê chocolate ao seu animal, opte por outras formas de agradar o seu amigo.





sábado, 1 de novembro de 2014

Mau hálito

A falta de escovação dos dentes estimula o surgimento de doenças em vários órgãos.

Cães e gatos sofrem de halitose, quando a boca exala um odor ruim, não podemos achar que é comum o odor na boca de nossos bichinhos. Mau hálito pode ser sinal de uma doença periodontal (atinge cães a partir dos 3 anos de idade).

A halitose é o resultado da emissão de gases produzidos pelas bactérias que ficam alojadas na boca do animal. Essas bactérias podem formar uma placa que deixa o dente com aspecto sujo e escurecido, o famoso "tártaro".

A presença do tártaro indica que o animal possui uma doença periodontal podendo ser leve, moderada e severa.

Se o seu animal está apresentando mau hálito, isso é sinal que já existe placa bacteriana em sua boca.

A falta de escovação estimula o surgimento de doenças sérias em vários órgãos, devido a uma inflamação na gengiva, que libera substâncias tóxicas na corrente sanguínea.

É muito importante ter o hábito de escovar os dentes dos animais, no mercado existe várias marcas de escovas e pastas de dentes próprias para os animais, jamais utilize escova e pasta que não são próprias para eles, o recomendado é sempre procurar o médico veterinário para tirar todas as dúvidas de qual produto e marca é melhor para o seu bichinho.


sexta-feira, 31 de outubro de 2014

História de Donovan

Donovan, é um cão da raça pit bull sofreu dois acidentes graves e só foi encontrado 5 dias depois.

Donovan é um cão de rua que vivia na Califórnia nos Estados Unidos, foi resgatado para participar de uma feira de adoção no Canadá, durante o percurso aconteceu dois acidentes de carro.
Na viagem para o país vizinho, o veículo que transportava Donovan e 29 cães, sofreu e um acidente, o veículo capotou. Alguns cachorros e duas mulheres que estavam no veículo ficaram feridas, além de dois cães que morrerem no local do acidente.
Donovan e outros 7 animais fugiram, os organizadores do evento junto com a equipe de resgate trabalharam dia e noite para achar os cães e todos os 7 foram encontrados exceto o Donovan.

Alguns dias depois Donovan foi visto em uma rodovia e preste a ser resgatado o cão foi atropelado, com isso sendo atingido, acabando rolando e correu para se esconder no campo "relato de um voluntário do resgate".

Donovan passou uma semana no frio e ferido, foi capturado.

Os voluntários que participaram do resgate não acreditava que Donovan estava vivo ainda.

Donovan foi levado ao veterinário com contusões e arranhões mas passa bem. Donovan é um cão muito gentil, a única coisa que precisa trabalhar nele é a confiança nos humanos.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014


Princesa                                                         Didu

Como não amar os animais?
 Eles são seres perfeitos, amorosos, demonstram o amor verdadeiro e a gratidão no olhar..

É muito bom depois de um dia cansativo de estudos chegar em casa e encontrar os meus bichinhos me esperando cheios de amor para dar.. O amor que os animais transmitem para nós os seus donos é algo que não tem como mensurar.

Mesmo com tanto amor que os animais demonstram para os seus tutores "donos",sejam animais de qualquer espécies é difícil entender tamanha crueldade que ainda acontece com eles.

Será que nós seres humanos somos tão cruéis? Ao ponto de machucar, matar, prejudicar, jogar fora, lançar a própria sorte os animais? 

Custo acreditar mas de fato é verdade....

Existem poucas pessoas no mundo que amam e fazem de tudo por um animal (seja ele qual espécie)

Acredito que nós seres humanos perdemos o respeito, o amor, cuidado, por nós e pelos animais, as estatísticas de abandono e maus tratos, aumentam a cada dia, até onde isso irá chegar??

É tão fácil dar e receber amor aos animais... basta um simples gesto de afeto com eles, que eles nos retribuem com uma lambida (beijo) e abanam a cauda.. é lindo  o tamanho do amor que eles sentem por nós,e tentam de tudo para chamar a nossa atenção... " falo por Didu e Princesa".

Eu amo os animais... tenho carinho e acima de tudo respeito por eles.... Acho que é isso que falta para nós seres humanos, RESPEITO entre a raça humana e a raça animal.


Basta de crueldade....  precisamos de mais amor ao nosso próximo aos animais pois o amor nos torne pessoas melhores.....


Trutter o cão estiloso



Esse cão da raça bulldog francês de apenas 1 ano de idade está fazendo o maior sucesso nas redes sociais, com vários de seus looks do dia. 

Sua dona Sonya Yu publica diariamente looks do Trutter, o cãozinho já tem vários fãs.



É ou não é uma gostosura??


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Pelos nas orelhas dos cães


Os pelos têm papel fundamental na proteção das estruturas do aparelho auditivo. Porém com excesso podem abafar, com isso proliferando bactérias e fungos, provocando infecções chamadas de otites

O ideal não é a remoção total dos pelos, e sim corta-los e manter sempre aparados.
Se os pelos são grossos e abundantes, devem ser removidos. Se o seu cão estiver com infecção no ouvido, que já sinta dor, deve ser tratada antes de aparar.

Não é recomendado a retirada dos pelos em casa, o ideal é levar ao veterinário, para que o mesmo retire. 

Caso dê banho em casa, sempre tenha o cuidado com os ouvidos do seu cão, mantenha a higiene em dia... 

Pois assim o seu bichinho conseguirá ter uma plena audição.






domingo, 26 de outubro de 2014

Entre eles não existem discriminação

Uma imagem fez sucesso essa semana no site Imgur...

Os animais são bem diferentes de nós seres humanos, entre eles não existem diferenças de raça, cor, eles conseguem conviver harmoniosamente bem com cada espécie. 

Precisamos apreender com os animais para que possamos ser pessoas sem preconceito, pessoas aos quais conseguem viver bem entre si..

Pessoas sem preconceito e discriminação umas com as outras... BASTA de preconceito devido a cor da pele, religião, costumes.. somos pessoas livres e cada um merece RESPEITO.

Os animais são verdadeiros professores da vida.. eles conseguem conviver com várias espécies diferentes.. Necessitamos apreender com eles...


Cão com vários pintinhos ao seu redor

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Asma animal

A asma é uma condição que faz com que a árvore brônquica torne muito sensível a determinada substância irritantes. A exposição a estas substâncias causa broncoconstrição, que pode ser de branda e incômoda a grave e com risco de morte.

A asma é menos comum em animais domésticos do que em seres humanos. Ela ocorre mais como uma condição alérgica em gatos durante o verão. Os ataques mais brandos podem provocar sinais como chiado e tosse. Os animais mais gravemente afetados podem apresentar dispneia (dificuldade respiratória), cianose (coloração azulada nas gengivas e revestimento das pálpebras) e tentativas frenéticas de obter ar.

Os tratamentos incluem manter os gatos em ambientes internos ou longe de alérgenos irritantes e administração de medicações para ajudar a prevenir o tratamento da broncoconstrição.

A mesma " bombinha" que é usada para as pessoas com asma, pode ser usada no gato, mas o importante é levar o seu gato ao médico veterinário, pois somente o médico pode receitar qual melhor tratamento para o seu felino.

Gatos com idades entre 2 e 8 anos são propensos a desenvolver a doença, sendo que as fêmeas correm duas vezes mais risco de terem asma, os animais das raças Siamês e Himalaia tem mais facilidade de ter a doença.


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Arturo o Urso Polar mais triste

Arturo é um urso polar que nasceu nos Estados Unidos, mas que vive confinado em um zoológico em Mendoza na Argentina a 20 anos. Em 2012, Arturo perdeu sua parceira Pelusa e entrou em depressão.
Arturo vive em condições insalubres para sua espécie e precisa suportar temperaturas muito quentes, com isso parte de seu pelo chegam a apresentar queimadura provocadas pelo Sol.
Um santuário no Canadá entrou com uma petição solicitando a transferência do animal para o santuário, só que o zoológico não autorizou a transferência do animal, devido que o mesmo pode correr risco de morte. Arturo é o último urso polar vivo na Argentina.
Agora faço a seguinte pergunta. De acordo com o zoológico Arturo não pode ser transferido pois pode correr risco de morte, mas pode continuar numa região muito quente que não é adequada a sua espécie? Com isso ele não pode vim a morrer?
Claro que o zoológico não vai liberar a transferência de Arturo, pois o mesmo serve como atração turística, possibilitando a visitação de pessoas e com isso gerando lucro para o zoológico. 
Até onde vai a ganância do ser humano? Permitindo que um animal conviva fora do seu habitat natural, em temperatura acima de 30ºC. Me pergunto se nesse zoológico não tenha veterinários, que possam avaliar que não é um local apropriado para o animal, pois estamos falando de um Urso Polar, que é de região fria.
Volto a dizer, as pessoas precisam mudar... mudar a visão de usar os animais como forma de lucro, prejudicando e até muitas vezes levando a morte.
Animais não são formas de lucratividade... São vidas e merecem respeito.
Assinem a petição a favor de Arturo: http://www.greenpeace.org.ar/osozoo/

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Animais em Extinção

Muito houve se falar que os animais estão entrando para a estatísticas de extinção só que pouco se faz para que essa realidade mude. 

O processo de extinção está relacionado ao desaparecimento de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema. A extinção as vezes podem ocorrer através evento natural: espécies surgem por meio de eventos como isolamento geográfico e ocasionado pelo ser humano. 

As causas para o desaparecimento dos animais, são muitas como tráfico de animais, desmatamento, as queimadas, a caça predatória, poluição, e outros.


O homem está destruindo e acabando com tudo de bom que há no mundo, as pessoas não estão mais se preocupando com os animais, com o ecossistema, um fato é o desmatamento ilegal da Amazônia, estima-se que se nenhuma providência for tomada daqui 40 anos não haverá mais floresta. E faço a pergunta: A mata desaparecendo para onde o animais irão? Consequentemente irão desaparecer junto com a floresta.

Havendo o desmatamento e até mesmo as queimadas os animais ficam sem seu habitat natural, muitos migram para as áreas urbanas, sendo alvos fáceis de traficantes e muitos acabam sendo mortos. Não consigo imaginar que existem pessoas que tenham a coragem de capturar os animais para venda, para benefícios próprios, mas infelizmente isso acontece praticamente todos os dias, muitos são os animais que são tirados de seu habitat, são capturados e até mortos, e muitos desses animais acabam entrando para o ranque de extinção.

O Brasil tem uma enorme biodiversidade, porém com a intervenção humana e com o desmatamento, tem aumento a extinção de algumas espécies. No Brasil segundo o Ibama, o número de espécies de animais que correm o risco de extinção são aproximadamente 650 (sendo que esse número pode variar), incluindo os animais terrestres e aquáticos; sem mencionar aqueles que já foram extintos, por exemplo: arara azul pequena, peixe-boi, onça pintada, garça e tartaruga marinha.

As pessoas precisam mudar.... Os animais são seres de vida como os humanos, precisam de respeito,liberdade para viver em seu habitat, liberdade a vida..
Com o aumento do desmatamento no futuro só poderemos ver algumas espécies em Museu de Animais ou até mesmo em Zoológicos... Essa realidade precisa mudar..
As autoridades públicas precisam olhar e fiscalizar com mais rigos a questão do desmatamento da Floresta Amazônica e não apenas olhar a Floresta como uma riqueza natural de onde possa usufruir da mesma como meio de lucro..
A Floresta Amazônica, os animais, as plantas, não percebem há um país, uma nação, um estado, uma região, e sim a cada ser humano, que deve cuidar e proteger... pois é da nossa Floresta que dependemos para sobreviver... caso contrário até nós seres humanos começaríamos a entrar em extinção....

Onça Pintada - Considerado o maior felino das Américas, esse animal vive na região do Pantanal e sofre com a caça dos fazendeiros que os matam para proteger seus rebanhos. Além disso, a pele da onça tem grande valor no mercado mundial.

Ariranha - Encontrada no Pantanal e na Amazônia, a ariranha, também conhecida como lobo do rio ou lontra gigante, vem sofrendo com a pesca predatória, caça ilegal e a poluição dos rios, principalmente, contaminação por mercúrio.








terça-feira, 14 de outubro de 2014

Animais não são brinquedos

Algumas pessoas ainda insistem em pensar que os animais são brinquedos. Em várias épocas do ano, as pessoas costumam dar de presente um animal, épocas como Páscoa, Dia das Crianças, como também em outras datas comemorativas, só que tem um detalhe muito grande em dar um bichinho, as estatísticas mostrem que a maioria dos abandonos de animais são em consequência de um presente dado a uma criança.
Não quero dizer que não se pode presentear uma pessoa com um bichinho, mas que esse presente tem que ser com consciência pois os animais, crescem, comem, fazem suas necessidades, precisam de amor e cuidados, e muitas das vezes quando animal é apenas um filhote é lindo, é amado por todos, acham uma gracinha, mas quando o animal perde o seu espaço, aquele carinho e cuidado que era dado lá na infância não tem mais e com isso acabam sendo abandonados por seus donos. E isso não acontece somente com cães e gatos, acontecem também com aves (calopsitas,periquitos e entre outros) que passam parte da sua vida presos em gaiolas e quando soltos não sabem procurar alimentos e abrigos e são alvos fáceis de predadores, e com os cães e gatos também não é diferentes, muitos animais que são abandonados não sabem viver na rua, muitos não chegam a completar 1 dia na rua que já são mortos, alguns também morrem de fome e sede.
É triste essa realidade de abandonos de animais. 
Antes de querer presentear uma criança ou até mesmo um adulto com um bichinho, pergunte a pessoa se ela terá condições suficientes de cuidar do animal, não podemos ajudar a contribuir com o aumento das estatísticas de abandonos de animais, não age pelo impulso de presentear, pense a longo prazo.
As pessoas ainda entendem que os animais são coisas, não tem alma, não sentem frio,dor,medo,fome, amor, para elas são como mercadorias e até mesmo como fonte de renda. As pessoas não conhecem a quantidade de animais que estão sofrendo abandonados nas ruas, especialmente cães e gatos, correndo riscos de vida, de serem atropelados, morrerem de fome, ou até mesmo de maus tratos por seus donos, como também desconhecem a quantidade absurda de animais que aguardam no corredor da morte nos Centros de Controles de Zoonoses- CCZ das prefeituras, muitos desses animais originados de presentes.
Brinquedo somente o de pelúcia.... Os animais têm vida e precisam ser respeitados e terem o direito de viver... Pois infelizmente eles não tem o direito da escolha de seus donos, nós que escolhemos por eles. 







terça-feira, 7 de outubro de 2014

Migração animal

É muito comum, a migração dos animais no decorrer do ano..
Nosso estado do ES, recebe no decorrer dos anos, várias espécies de animais, que muitas das vezes migram para o nosso estado ou se perdem no caminho.
Lembrando o caso do Fred (Leão Marinho) que nos visitou por duas vezes esse ano..

Entendendo um pouco sobre a migração.

Os animais migram por diversos motivos. Alguns deles são para procriar, para encontrar alimentos, para procurar um lugar aonde possam hibernar, repousar durante o inverno, ou até mesmo mudam de habitat devido ao calor ou frio, chuva ou seca em nas épocas do ano.
Dependendo da espécie a migração ocorre pela água, terra e ar. No inverno é maior o índice de migração dos animais, como as aves migram em direção ao Sul, certas baleias saem nadando de regiões frias em direção a águas mais quentes.
Os cervos de orelhas longas do oeste dos Estados Unidos eles trocam regiões mais altas de montanhas para regiões mais baixas no inverno.
As andorinha do mar ártico elas passam o verão no polo Norte e o inverno na Antártica, sendo que suas viagens são cerca de 18.000 km. 
Os gansos eles preferem voar durante o dia, já os pardais eles viajam a noite.

Os peixes na época da reprodução eles sob os rios, para encontrarem lugares em que possam ser reproduzir.

Durante a migração, os animais se orientam ao longo de rotas longas e complexas, eles usam acidentes geográficos, como rios e montanhas para se localizarem, mas as vezes ocorre de  se perderem da rota e acabando morrendo nas praias.










segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Maus tratos e abandono aos animais

 Até quando?

Será que é tão difícil e impossível  os seres humanos respeitarem os animais? 


Todos os dias tem uma notícia diferente nos jornais, na internet sobre maus tratos e abandono animal. Será que nós seres humanos perdemos o valor da vida? do amor? da compaixão? 
Queria entender o motivo de tanta violência com os nossos animais.. Eles merecem o nosso respeito, cuidado, zelo, amor, compaixão.... Eles são completos os seus donos, eles não falam mas transmitem amor no olhar, ao balançar a cauda, em alguns gestos que são exclusivos deles.. E nós o que fazemos com eles? Alguns de nós os abandonam, jogam fora como se estivesse jogando uma peça usada, um brinquedo velho. Eles são lançados a própria sorte do mundo.. Indefesos, desprotegidos, triste por não entenderem nada do que ta acontecendo, esses são alguns de nós seres humanos.
Mas fica a pergunta, quem é o ser racional e irracional? 

Existe uma Lei 9605/98  art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

Só que a lei ainda é falha, e também existe pessoas que tem medo de fazer a denúncia, e o Estado também não da segurança para os animais, alegando que não tem espaço, só que o Estado também não da nenhuma ajuda financeira para os abrigos, aos quais recolhem os animais abandonados e muitas das vezes maltratados.

As pessoas precisam mudar, os animais não são nenhuma roupa velha, nenhum brinquedo, que se joga fora, eles são seres vivos, tem vida e valor.
É muito triste saber e ver os animais sofrendo, eu vejo os meus animais (cães e aves) e vejo como eles são bem tratados, como eles têm um lugar e uma cama para dormir todas as noites, comem na hora certa, tem amor e carinho, e quando vejo os animais de rua, fico muito entristecida, é doloroso. esses fatos precisam mudar..
Precisamos amar e respeitar mais os animais, eles têm vida como nós seres humanos, graças a Deus que existem pessoas de um coração enorme, que os ajudam, que os socorrem, sinto orgulho por essas pessoas, na verdade por anjos (abrigos animais).

A revolta é grande, a tristeza é enorme.  Precisamos lutar por um mundo melhor, para os nossos animais...



quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Celulite Juvenil

A celulite juvenil ou piodermite juvenil é uma doença causada pelo mau funcionamento do sistema imunológico. Felizmente ela não é muito comum. A pele, principalmente no focinho, fica infectada com feridas profundas que podem atingir os nódulos linfáticos do pescoço.
Os filhotes com menos de 12 semanas são os mais frequentes afetados, e algumas outras raças como: labrador, golden, retrievers, dachshunds, spaniels ingleses e springer spnaiels são os que correm maior risco, claro que outras raças também.
Um filhote que sofra de celulite juvenil tem febre, para de comer e fica letárgico (sonolento,apático,preguiçoso), essa doença ela desenvolve pústulas (peq.tumor inflamatório na pele) e edemas dolorosos nos lábios, nas pálpebras, no focinho e, frequentemente na região da virilha.Depois que a celulite juvenil atinge os nódulos linfáticos, surgem enormes nós inchados no pescoço, sob a região do maxilar.

Como tratar: Mergulhe uma toalhinha em água tão quente quanto você consiga suportar, torça-a e coloque sobre a região inchada na garganta do filhote. Isso atrairá a circulação sanguínea para o local, ajudando a limpar e a sarar a ferida mais rapidamente. Mantenha a compressa quente úmida sobre a região por cinco minutos, alternado com cinco minutos de descanso, até que esfrie. Molhe-a novamente e reaplique-a.
Faça isso duas a cinco vezes por dia..

As feridas no focinho e nos lábios normalmente se rompem, depois secam e desenvolvem uma casca. Limpe esses pontos uma vez por dia, ensopando-os primeiro com água morna. A umidade amolecerá as cascas, permitindo que você as retire suavemente, com uma toalhinha limpa molhada.

Só deixando a dica que o recomendado é procurar um médico veterinário

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Porque escolhi ser Médica Veterinária






9 de setembro Dia do Médico Veterinário 

Olá meu nome e Letícia, tenho 19 anos e sou estudante de medicina veterinária, desde criança nunca tive duvida em qual profissão seguir, meu sonho sempre foi CUIDAR DOS ANIMAIZINHOS, professores perguntavam e eu respondia, defender e cuidar dos animais, e toda minha infância foi acompanhada de algum animal, pintinhos, papagaio, cachorro, gato, coelho, galo entre outros...  finalmente chegou a fase onde pude dar continuidade a esse sonho que fez parte toda minha infância e adolescência. Escolhi ser uma Médica Veterinária, por amar profundamente  os animais em diversas especies, poder ajudar aqueles que sofrem de maus tratos, cuidar do bem estar da humanidade. Depois que entrei para o curso tenho a certeza absoluta que é isso que eu quero para minha vida, não tem sensação mais gostosa quando um animal olhar pra você com um olhar OBRIGADA VOCÊ ALIVIOU MINHA DOR, OBRIGADA VOCÊ SALVOU A MINHA VIDA, aquele olhar QUERO UM CARINHO, aquele momento que um paciente chega quase morrendo em seus braços e você tem a missão de salva-lo e o resultado é positivo, são sensações indescritíveis, claro que haverá momento que vão chegar a óbito, mas lutarei para que os resultados sejam sempre positivos, colocando em prática todo aprendizado e anos de estudos. Feliz Dia Do Medico Veterinário, para todos que são e aos que estão estudando para ser um. 

"Para estudar e tratar diversas espécies, não basta ser médico, tem que ser médico-veterinário." Jhonatta Oliver


Por Letícia Aurich - Estudante de Medicina Veterinária

Porque que escolhi a profissão de Médica Veterinária



Quem nunca sonhou em ser médico veterinário quando era criança? Assim como muitos... eu sempre sonhei... Sonhava em poder ajudar os bichinhos, amenizar suas dores, prolongar suas vidas e até quem sabe torna-los imortais.... Para realizar este sonho, percorri um longo caminho, com muita alegria, mas com muita dificuldade também....
Me distanciei da família para fazer faculdade em outra cidade, ganhando assim uma nova família constituída de amigos que tinham o mesmo sonho .... Noites e dias de estudos sem fim, sempre pensando no objetivo final. Após a formatura, busquei maior aprimoramento no Mestrado e atualmente no doutorado. Hoje ajudo meus alunos na realização de seu sonho em se tornarem médicos veterinários e tenho muito orgulho disto! Vibro com a vitória de cada um deles como se fosse a minha vitória!

Por Fernanda Toledo - Médica Veterinária - Especialista em Patologia Animal

Porque que escolhi ser Médica Veterinária



Desde pequena eu era apaixonada pelos animais em especial pelos cães, só que eu morava com os meus avós e meu avô era muito rígido, não deixava eu ter nenhum bicho, meu primeiro bichinho vou um Hamster  com o nome de Chiquinha, mas o desejo maior era por um cão, tentei adotar vários cães, e tinha que devolver, era muito triste, foi quando descobrir que perto da casa de uma Tia, o vizinho estava doando filhotes de Pinscher, fiquei louca de vontade de ter um, até que meu avô permitiu que eu tivesse, me lembro como se fosse hoje, o dono era veterinário e no dia que eu fui buscar o meu cãozinho o dono fez o corte da cauda do bichinho, lembro que era um dia de muito calor, e eu achei um máximo os instrumentos de cirurgias dele, só que como estava muito quente, apaguei passando mau segurando o cão.. Trouxe o cãozinho para casa, era o meu xodó, dormia comigo, Bamby é o nome dele, e quando também fui buscar o Fred outro Pinscher, mas parou por aí, tentei adotar mais alguns e não deu muito certo, foi quando um dia trabalhando, uma colega de trabalho me disse que a sua cadela da raça poodle criou 3 filhotes, há fiquei doida, pois queria mais um amigo.. Fui até a casa dela, e não resistir, peguei um casal, Didu e Princesa, sabia que não poderia ficar com os dois, trouxe para casa e inventei uma história e fim das contas eles estão comigo já faz 5 anos..
O amor pelos animais começou de cedo, só por não ter condições financeiras, o sonho foi ficando um pouco de lado, quando terminei o ensino médio, pensei e agora que curso irei fazer, e sempre via em minha memória o curso de Medicina Veterinária, aí eu olhava o valor da mensalidade falava não dá para mim,quem sabe um dia, entrei em outra faculdade, mas não conseguir me manter, pois o meu sonho era maior que até mesmo a razão. Bem esse dia chegou, hoje estou na faculdade, fazendo o que eu sempre sonhei para mim, não digo que foi fácil, renuncie muitas coisas para chegar até aqui, mas quem disse que a vida não é feita de renúncias para conquistar aquilo que desejava?.
Está fazendo algo que eu sempre quis é muito prazeroso, é agradável, é uma felicidade que não tem fim.
Para mim ser uma estudante de veterinária é superar os próprios medos e o desafio da profissão, medo de animais grandes por exemplo, mas o desejo de cuidar, de amar, de receber uma lambida, um arranhão é maior que qualquer medo. Sei a área que quero atuar, sei até onde quero chegar, sei que tenho uma estrada longa pela frente, mas tenho família que me apoiam, amigos que torcem por mim, e acima de mim, um Deus que tudo sabe e tudo me protege, esse sonho não existiria se Esse meu Pai, não tivesse estendido a sua mão para o meu sonho, portanto sou imensamente grata pelo amor incondicional que Deus tem por mim, e esse será o meu primeiro ano de muitos, dedico a Deus e a minha família, essa conquista é nossa.. 

Porque que escolhi ser Médica Veterinária


Desde quando eu era criança tenho um amor pelos animais.
Não tive a oportunidade de crescer na roça mais mesmo assim dava um jeito de estar envolvida com os animais.
Sempre dizia que eu iria cuidar deles porque sempre eu resgatava um pardal com a asa machucada,eu sentia uma vontade de saber como proceder mediante aquela situação.Sabe? Vontade de saber realmente como salvar a vida daquele ser.
O meu problema maior é desde menor, eu tenho asma, que é uma doença respiratória que não possui cura, E o que isso tem haver? Bom, quem tem asma deve se restringir a várias coisas que causem alergias, como pelo de animal por exemplo. Lembro de ter os meus brinquedos ensacados logo após uso e de quando ia para a casa da vizinha que tinha cachorro e gato eu voltava doente.
Alguns médicos já me falaram que eu deveria escolher outra profissão e me desfazer do meu cachorro, o Bruce que já está comigo a 4 anos. Mas eu simplesmente não faço isso, porque ele me traz alegria, da qual médico,receita ou medicamento nenhum traz.
Eu cresci e foram aparecendo outros sonhos, e um deles foi de estudar direito para ir atrás da justiça envolvendo de alguma forma os animais e o meio ambiente. Porém, quando fui prestar vestibular algo maior me fez não ir atrás do que realmente me despertava interesse, aquele interesse natural que você tem pelo assunto e pela causa.
E então entrei na faculdade, e digo é um curso difícil.... volta e meia da uma vontade de parar por não saber se vou conseguir, mas então paro pra pensar, vejo casos sobre os animais no mundo de hoje e a vontade de ajudar me faz enxergar que a causa é muito maior que a preguiça, que a falta de compreensão de alguma matéria da grade, e qualquer outra coisa.
Pra ser veterinária, eu tenho que honrar os animais, a minha missão tem que ser maior que o fracasso. Eles me motivam.
Pode parecer pouco, as vezes as pessoas dizem que a profissão não faz sucesso e que veterinário não se vai longe e não consegue sucesso financeiro. E eu simplesmente engulo aquela informação totalmente desnecessária e digo pra mim mesma que eu tô fazendo por eles, para ajudar os animais e essa pode ser a minha maior satisfação
Afinal eu escolhi ser veterinária por causa dele e por eles.
Que Deus me ajude. E viva a nós, que escolhemos essa nobre profissão, afinal são mais de 50 mil espécies a serem cuidadas, admiradas e preservadas, é um número alto, engloba muitos animais, e vale lembrar que também cuidamos da saúde da vida humana. " Tem como não se apaixonar por essa profissão"?

Por Yasmin Gonzaga




Porque escolhi ser Médica Veterinária




Desde sempre quis fazer Medicina Veterinária. Quando se é criança sempre rola aquela velha pergunta: O que você vai ser quando crescer? E eu sempre dizia: Quero ser Veterinária e cuidar dos animais, e assim cresci com esse sonho de exercer essa profissão. Hoje tenho o prazer enorme de estar estudando para poder futuramente trabalhar na profissão tão sonhada.




Por Valcyanna Castilho - Estudante de Medicina Veterinária

Porque que escolhi ser Médico Veterinário


Minha história com a Medicina Veterinária tem origem desde a infância,sempre apaixonado por animais mas principalmente por cães. Sai de Belo Horizonte deixando minha família para trás e fui rumo ao interior de São Paulo, mais precisamente Franca.
Fui da primeira turma do curso, e logo no primeiro ano, já tinha certeza que era o que eu queria fazer, Durante a faculdade me voltei para a cirurgia de pequenos animais com diversos estágios e sendo um "fominha" do Hospital Veterinário. Em meu estágio obrigatório no último ano tive a oportunidade de fazer parte dele na Universidade Federal de Uberlândia, local onde posteriormente voltei para fazer o mestrado e agora o doutorado. Antes porém, atuei por 2 anos em São Paulo juntamente com os Prof. Hector Mario Gomez e Luiz Arthur Giuffrida, meus mestres na cirurgia.
Ainda durante o mestrado em Uberlândia eu fui atuar como professor substituto na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), iniciando assim minha experiência docente que em 2014 completou 10 anos.
De lá, fui convidado para ministrar aulas em um curso de Medicina no interior do Espírito Santo, atuando com metodologias ativas de ensino e aprendizagem,depois escrevi o projeto do curso de Medicina Veterinária, implantando e sendo coordenador do mesmo até 2011. Em 2010 tive a oportunidade de ter um quadro sobre animais no Programa Lar Express do Canal Bem Simples (Fox Life). Em 2012 tive o convite para concluir a implantação do curso de Medicina Veterinária da Escola Superior São Francisco de Assis- ESFA. Como já tinha uma paixão pela cidade, não pensei duas vezes e me mudei.

Por fim, não tenho dúvidas de minha escolha! A Medicina Veterinária é ter amor pelo animais e pelo Ser Humano... é dedicação e estudos constantes. A profissão teve, tem e terá um papel fundamental para o crescimento do Brasil e do Mundo, seja controlando as doenças que são transmitidas dos animais para o homem, seja produzindo alimentos melhores, seja cuidando da saúde de nosso amigos!!

Por Rogério Barroso - Médico Veterinário Especialista em Cirurgia de Pequenos Animais - Professor e Coordenador do curso de Medicina Veterinária da ESFA de Santa Teresa






Porque escolhi ser Médica Veterinária






Ter, conviver e cuidar de animais é algo essencial em minha vida! Desde pequena sou apaixonada por isso.

 Acho fundamental a convivência com eles. Escolhi o curso de Medicina Veterinária porque é o que realmente gosto, também tenho um pouco de influência do meu pai que é veterinário. E como hoje é o dia dessa profissão linda, em especial, quero dizer alguns benefícios de conviver com animais:

1) Diminuição de risco cardíaco (além de manter o coração saudável, a caminhada com seu cão melhora a disposição)
2) Redução do estresse, fazer carinho em um animal melhora a disposição e reduz o estresse
3) Mais disposição, enquetes revelaram que quem convive com um animal tem mais disposição, e 82% das pessoas entrevistadas declararam que seu cão ou gato as faz sentir melhor quando estão tristes. Quando brincamos com os animais, os níveis de serotonina e dopamina aumentam
4) Fortalecimento do sistema imunológico, na infância, eles ajudam a diminuir o desenvolvimento de alergias e/ou asma. Para demonstrar isso, os pesquisadores acompanharam 397 crianças do nascimento até completarem um ano, registrando a frequência da convivência com animais.
Os resultados indicaram que as crianças que mantinham mais contato tinham um sistema imunológico mais forte e corriam menos riscos de sofrer de uma doença respiratória infecciosa.
Ter um animal pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

Segundo dados oficiais, mais de 62% dos lares nos Estados Unidos têm um animal de estimação. Desse total, cerca de 78 milhões são cães e 86 milhões são gatos. Os animais proporcionam companhia e afeto a pessoas e famílias, mas estudos recentes revelam que cuidar de um animal também traz benefícios para a saúde.
5) Apoio a diabéticos : Cães podem também podem beneficiar pessoas que sofrem de diabetes. Ocasionalmente, os diabéticos experimentam uma queda do nível de glicose no sangue, mas podem não detectá-la a tempo. No entanto, esses cães podem farejar o odor produzido por essa alteração química e avisar o dono.
Existem até organizações de treinamento de cães para essa finalidade, como a Dogs for Diabetics. Cães treinados podem detectar uma queda no nível de glicose e alertar pacientes diabéticos.
6) Aumento da expectativa de vida : Em geral, a ciência comprova que as pessoas que têm bichos vivem uma vida mais saudável, longa e feliz. Diversas pesquisas estudaram grupos de pacientes que receberam alta de uma unidade coronariana e tinham animais em casa: a taxa de sobrevivência foi maior no primeiro ano.
Para esses pacientes, a ideia de voltar para casa e contar com a companhia e afeto de seus bichos aumentava a sensação de bem-estar, que se traduzia em uma maior expectativa de vida.
7)Aumento da interação social e concentração : De acordo com outros estudos, animais podem ensinar e orientar as crianças que sofrem de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ao criar uma rotina de atividades diárias. Os donos precisam alimentar os animais, banhá-los e levá-los para passear; ocupar-se dessas tarefas pode ajudar as crianças com TDAH a relaxar e a incrementar a interação social, além de aumentar a autoestima.
Um estudo publicado no American Journal of Public Health revelou que a exposição ao ar livre – que ocorre nos passeios com animais de estimação – pode reduzir os sintomas do déficit de atenção nas crianças. Outro benefício consiste em adotar um animal abandonado. Em todo o mundo, instituições e abrigos fazem campanhas para encontrar um novo lar para cães e gatos. É uma forma maravilhosa de se sentir feliz.
Não tem nada melhor do que fazer o que ama!
Feliz dia do Médico Veterinário!!


Por Maria Eliza Tramontana - Estudante de Medicina Veterinária

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Zico & Neymara

Está acontecendo uma coisa muito diferente do normal aqui em casa, o Zico minha calopsita macho, namorado da Neymara, está arrancando as penas do pescoço da namoradinha, tivemos que separar os dois..

O Zico está conosco desde Dezembro/13, era sempre sozinho e muito paparicado por todos, sempre cantando e alegre, Neyamara chegou aqui em Abril desse ano, eles ficavam em gaiolas separadas, só que resolvemos colocar eles juntos, Neyamara colocou vários ovinhos, mas nenhum fecundados, só que de uns dias para cá o Zico começou  a tirar as penas do pescocinho dela, e com isso tivemos que separar..

Hoje eles estão em gaiolas separadas, e com isso o Zico voltou a cantar, um possível diagnostico é o stress, com isso ocasionando a mudança de comportamento, devido  ele ainda ser novinho para acasalar, pois o ideal é a calopsita ter 1 ano ou mais para começar a ter a sua vida sexual. Geralmente quando o macho está fora do seu habitat natural, e junto com a fêmea ele costuma a não mais emitir o som que ele apreendeu, e hoje de volta separados ele canta o dia inteiro. É incrível que até os animais tem mudança de comportamento...

A vida animal é uma fantástica  descoberta diária...

Zico

Neymara



domingo, 7 de setembro de 2014

Fogos de artifício prejudicial há audição animal

A audição dos animais principalmente dos cães é muito maior do que  do ser humano.

Os cães conseguem detectar sons quatro vezes mais distantes do que o humano.

Em períodos de festas e também em dias de jogos de futebol, costumamos ouvir os famosos fogos de artifício e bombas, que incomodam e assustam muitos os cães.

Muito animais fogem apavorados, querendo se esconder, muitas das vezes acabam perdidos e sendo atropelados, outros querendo se livrar do incomodo do barulho, acabam sendo enforcados  em sua própria coleira, alguns animais tem convulsões, tem animais que pulam da janela do apartamento.

Os perigos dos fogos são:


Fugas
Mortes
Graves acidentes
Graves ferimentos
Traumas
Ataques
Mudança de comportamento
Brigas
Mutilações
Convulsões

O ideal é fazer com o que o animal se sinta seguro, fechando portas e janelas, para que não acha uma possível fuga, não deixar vários animais juntos no mesmo lugar, cobrir gaiolas de pássaros, pode utilizar um tampão de algodão colocando no ouvido do animal para anemizar o som.

Se já é um incomodo para nós, quanto mais para os animais... Existe muitos animais de rua, e muitas das vezes, eles não tem aonde se esconder, e acabam mortes... Então você que gosta de brincar de soltar fogos de artifício e bombas, pense duas vezes antes de fazer..



Pense nisso antes de soltar uma bomba, pense nos animais!!!